quem somos

PARQ Paisagismo e Arquitetura, desenvolve projetos e consultoria em paisagismo residencial, ambientes corporativos, áreas rurais e urbanas, condomínios horizontais e verticais.

Com experiência há 30 anos Engª.Agrª. Paisagista Marion Pradella conta com a participação de profissionais na área da arquitetura, agronomia e estudantes.

A elaboração de projetos arquitetônicos inseridos na paisagem considera os critérios de ambientes confortáveis, harmonioso, funcional e de contemplação e por isso, requer o uso de materialidades e estratégias.

Como projeto, a definição da vegetação deve ser determinada de acordo com as necessidades ou costumes. Na atual condição pandêmica, cresceu a necessidade de consumo no uso dos jardins produtivos, como: frutíferas, hortaliças, ervas e temperos. Seguindo o estudo do local, a importância para vegetação nativa, não descartando as exóticas, de igual importância.

A água no jardim, seja ela disposta em piscinas internas ou externas, fontes ou lagos, sempre traz ao ambiente o acolhimento e quando associada ao paisagismo, torna-se o foco principal, além de proporcionar bem-estar, trazendo movimento ao ambiente, como símbolo de pureza e transparência.

 

Marion Pradella
Paisagista

Marion Pradella

Estudante de Agronomia em 1988 na cidade de Uruguaiana-RS, iniciou o trabalho de cultivo e comercialização na área de floricultura com plantas ornamentais.

Em 1991, formada pela PUCRS – Pontificie Universidade Católica do Rio Grande do Sul Campus de Uruguaiana na Faculdade de Engenharia Agronômica, inicia especialização em Paisagismo e Meio Ambiente na ULBRA- Universidade Luterana do Brasil onde iniciam-se os projetos.

Desde então, o escritório atua em consultoria, projetos e execução em paisagismo.

Docente na disciplina de Floricultura e Paisagismo e Silvicultura na PUCRS Campus Uruguaiana, no curso de Engenharia Agronômica no período 2002 – 2013. Exerce a função de instrutora do SENAR-RS, no período de 1999 a 2012, nas áreas de floricultura, jardinagem, plasticultura- ambientes protegidos.

Atualmente estuda Arquitetura e Urbanismo na UFN – Universidade Franciscana, com escritório de projetos e consultoria em paisagismo.

Ana Vidal

Engenheira Agrônoma

“O paisagismo integrado a um projeto arquitetônico trás vida aos espaços. A harmonia entre paisagem e arquitetura, além da beleza visual proporciona aconchego, bem-estar e uma melhor qualidade de vida.”

Lucila Costa Beber​

Estagiária, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN

“O equilíbrio do projeto arquitetônico e paisagístico se resume pela reintegração do meio natural ao meio construído.”

Thaís Ferreira​

Arquiteta e Urbanista – UFN

MBA em Gestão de Obras
Mestranda em Inovação na Construção Civil – USP

“Na elaboração de um projeto a arquitetura e a paisagem devem possuir relação entre si, utilizando-se de materialidades especificas e estratégias de layout conseguimos proporcionar aos usuários um ambiente confortável, harmonioso e de contemplação.”