A escolha é de acordo com as necessidades do local, pois o revestimento interfere de forma diferente em relação a água que será absorvida.
O piso permeável, embora produzido com concreto, que é um material com alta resistência, não suporta cargas muito elevadas. Também óleos ou outros materiais contaminantes podem penetrar no pavimento e contaminar o solo. Por isso, sua utilização é recomendada em calçadas, pátios, estacionamentos e parques.
Normas NBR
A Associação Brasileira de Normas Técnicas, norma ABNT NBR 16.416 – Pavimentos permeáveis de concreto – Requisitos e procedimentos, em 2015 onde foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18). A norma estabelece requisitos mínimos para projeto, especificação, execução e manutenção de pavimentos de concreto permeável, contemplando métodos de avaliação e desempenho essenciais para o bom funcionamento.
Pavimentos permeáveis possibilitam a redução da velocidade do escoamento superficial, amortecendo a vazão e retenção temporária na superfície do pavimento, ocorrendo infiltração de parte das águas pluviais.
Podem ser intertravados com blocos de concreto, placas de concreto, blocos de concreto vazados, concreto moldado no local.


Piso e grama
Alta permeabilidade, absorve a água da chuva realizando uma drenagem completa do terreno.